30 de setembro de 2013

Oi gente, e aí? : Redes sociais literárias

Bom, para um primeiro contato mais imediato com vocês, vou lhes apresentar algumas redes sociais literárias.

  • Skoob (x)
Skoob é o nome de uma rede social brasileira que eu, particularmente, tenho muito orgulho. Não apenas por ser brasileira mas também por influenciar tantas outras pessoas. O Skoob foi como um empurrãozinho na minha vida, que realmente pôs minha leitura também na Internet.
A rede possibilita adicionar livros cadastrados e separá-los em "lido", "lendo", "vai ler", "relendo" e "abandonou", de acordo com a sua conta. Além disso, você pode fazer resenhas, avaliar, e marcar como "favoritos", "tenho", "desejados", "emprestados". Além de tuuuudo isso, você pode trocar livros com qualquer pessoa do Brasil, seguindo alguns passos e concordando com algumas regrinhas de política e tal. Se preferir, ainda pode fazer uma "meta", onde você pode adicionar livros que terá que ler até o final do ano. Assim, você registra as páginas de um livro pelas quais está passando e, automaticamente, o Skoob monta uma porcentagem do que já foi lido, facilitando o entendimento. Há sorteios de livros cortesia a todo momento. Minha preferida.


  • LibraryThing (x)
LibraryThing é como uma grande biblioteca virtual e é bem parecido com o Skoob mas é um pouco
mais complicado, até por ser um site internacional (mas que oferece tradução em alguns pontos). Lá você pode catalogar livros e compartilhá-los. Pode ser usado individualmente, por autores, livrarias e editoras. Está conectado com a Amazon além de diversas livrarias internacionais, como Library of Congress.


  •  Goodreads (x)
Goodreads é uma rede literária em inglês em que se pode classificar os livros lidos e adicionar outros para ler. Você recebe recomendações de livros de acordo com seus gêneros e classificações, além de marcar outros como "sem interesse para ler". Lá você tem "prateleiras" personalizadas, sempre de acordo com os gêneros que você marca e classifica. Pode marcar como lido ("read"), lendo ("currently-reading") e vai ler ("to-read").


  • Shelfari (x)
Também se trata de uma rede social literária em inglês e ligada ao Amazon. É necessário apenas uma conta na Amazon.com e eles automaticamente criam outra na Shelfari. Você pode criar uma estante virtual, descobrir novos livros, autores e editoras (todos internacionais). Pode-se conectar com outras redes sociais como o Facebook e divulgar os livros favoritos. São várias categorias, vários autores e vários livros. Pela praticidade, é segunda melhor na minha opinião.

Essas são as redes literárias que eu conheço, apesar de não ter cadastro em todas.
Me adicione no Skoob! Clique aqui para ser redirecionado para a minha conta.
Espero ter ajudado vocês.

Beijos.

Vi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário