8 de dezembro de 2013

As enciclopédias da Leya e da Ebury Press

   Depois de um tempinho sem blogar, trago-vos as enciclopédias que há tempo me chamam a atenção: a Mozipédia (em português, da editora Leya Brasil) e a Ziggyology (em inglês, da editora Ebury Press)

Mozipédia

A enciclopédia de Morrissey e dos Smiths

Autor: Simon Goddard
Editora: LeYa
Ano: 2013

Páginas: 768
Tradutor: Carolina Caires Coelho

Sinopse
Pare se você acha que já ouviu essa antes. Morrissey gosta mais de gatos ou de cachorros? Torce para algum time de futebol? É verdade que ele adora nadar? Mozipédia responde a essa e outras curiosidades a partir de um dos estudos mais detalhados e completos já feitos sobre o artista. Divididos em seis categorias principais, da música dos Smiths e da carreira solo de Morrissey, passando por detalhes biográficos, das influências, cidades e locais importantes em sua vida, os verbetes ajudam a montar o misterioso mosaico em torno deste ícone do rock’n’roll. São mais de 600 verbetes, resultado de anos de meticulosa pesquisa e entrevistas feitas pelo jornalista Simon Goddard, referência máxima quando o assunto é Morrissey e Smiths. A união perfeita e muito bem sincronizada entre canção e vida. Mozipédia, mais do que um presente perfeito a todos os fãs, responde às perguntas que todos sempre quiseram saber sobre o compositor, mas pela via inversa: perscrutando os seus enigmas. 
Saraiva ✦ FNAC  SKOOB


Ziggylogy

A Brief History Of Ziggy Stardust

Autor: Simon Goddard
Editora: Ebury Press
Páginas: 352

Sinopse (traduzida)
Ele veio do espaço sideral... Foi a melhor invenção da história da música pop - o deus do rock que veio das estrelas - que atingiu um jovem David Bowie como um raio dos céus. Quando Ziggy, o messias alienígena glamouroso caiu na Terra, ele transformou Bowie de prodígio à uma superestrela, quem mudou a face da música para sempre. Mas quem era Ziggy Stardust? E de onde ele realmente veio? Em uma obra de suprema arqueologia pop, Simon Goddard desenterra toda a influência que trouxe Ziggy para a vida - de H.G. Wells para Holst, de Kabuki para Kubrick e de Elvis de Iggy. Ziggyology documenta o drama épico de tempo curto, mas repleto de eventos do Starman no Planeta Terra e por que Bowie teve que matá-lo.

A Mozipédia me interessou muito. A Leya o publicou há pouco tempo, nesse final de 2013 mas, infelizmente, não contou com a capa dura e as fotografias coloridas da edição original inglesa. Sou fã dos Smiths e de Bowie mas confesso que o preço está salgado! 
Mas e vocês? Já os ouviram? (=




Nenhum comentário:

Postar um comentário