1 de janeiro de 2014

✽ Resenha:A Culpa é das Estrelas - John Green


A Culpa é das Estrelas 
Autor: John Green
Editora: Intrínseca 
Ano: 2013
Gênero: Ficção Contemporânea
Páginas: 286
Nota: 

------------------------------------------Sinopse------------------------------------------
A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se 
conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com 
Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a 
uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões,
 e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu
 a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo
 senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer -
 a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena 
a vida das pessoas.


Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra

 mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia

 que é viver e amar. 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
*Atenção! : Nenhuma resenha contêm spoiler.*


   Principal obra do nosso querido autor John Green,A culpa é das Estrelas deixa expostamente a sensibilidade de John,tanto no amor quanto na dor.A obra retrata fatos do nosso cotidiano e os obstáculos que temos que enfrentar para resolver alguns problemas.O livro não é só famoso pelo romance de Hazel e Augustus,mas sim pelo reconhecimento do autor  nas dificuldades  e principais perguntas de hoje em dia: "Qual a cura?","O que a família pode fazer?",etc.

  Apesar de obter algumas palavras 'diferentes',a história é narrada pelo ponto de vista de Hazel,mostrando que o livro não é tão difícil de ser entendido e,que faz o leitor se apegar facilmente.

  Minha primeira impressão, foi um romance melancólico,por exemplo,a mocinha se derrete nos braços do mocinho  e fica naquele vai e vem,porém quando fui lendo,quis me apegar-me mais e mais, passando altas horas da madrugada até me esgotar de sono. E,finalmente percebi que,como diz o The New York Times,é muito mais romântico que qualquer pôr do sol á beira da praia.Aquilo era um romance questionador:Brutal e inspirador.

 Pude perceber que os livros de John Green são reflexivos,geralmente podendo mudar a opinião e as atitudes do leitor. Em A Culpa é das estrelas,pude como leitora,mudar minha opinião sobre as pessoas.

Tanto o princípio,meio e desfecho são interessantes,revelando características das personagens e do próprio autor.Recomendo para o público adulto e adolescente,pois a trama em si há marcas para ambos os públicos.

Ótimo livro para apaixonados por romance e é claro,por livros do John Green.

 Curiosidade (nem tanto):Esther Earl,garota em que foi dedicado o livro,foi quem  John Green se inspirou para escrever o livro. Diagnosticada com um câncer maligno na tireóide em novembro de 2006, Esther lutou contra a doença até agosto de 2010, mês em que faleceu. Assim como a personagem inspirada nela, Hazel Grace, Esther precisava utilizar cilindros de oxigênio uma vez que seus pulmões já estavam comprometidos.





12 comentários:

  1. Oi Mariana :)
    Esse livro é muito marcante. Superou até Um Amor Para Recordar. Fiquei muito emocionado em várias partes do livro, mas náo cheguei a chorar (como chorei várias e várias vezes lendo Um Amor Para Recordar).
    Também percebi isso nos livros do John. Modifiquei uns pontos de vistas meus quando li Will & Will do autor. Ele é incrível. Daqui alguns dias lerei Cidades de Papel e espero aprender algo também.
    Vc viu o livro que será lançado contendo materiais da Esther? Quero muito ler.
    Parabéns pela resenha. Bjs :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno,quero agradecer primeiro por ter gostado da minha primeira resenha rsrs.Ainda não li o próprio livro onde John Green fez a biografia dela,adoraria muito ler também.
      Beijos,Marii

      Excluir
  2. Eu tento tomar coragem para ler esse livro há meses. Mas não sei se aguento, imagino que eu vá derreter de tanto chorar!

    Ana P.M. ♛ Queen Reader - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana...Se eu fosse você,deveria dar uma chance para esse livro.Você irá chora?Não sei (eu particulamente,chorei rsrs).Tente ler,será muito legal...

      Beijos,Marii

      Excluir
  3. Oi, Mari!
    Eu também amo A Culpa é das Estrelas. É o melhor livro do John que já li, até o momento. Gostei bastante da resenha e já estou seguindo seu blog, segue o meu tb?

    Beijos,
    http://livrodeunicornios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro Julia,estarei seguindo.....e fico muito agradecida por ter gostado :D

      Excluir
  4. Amei esse livro, muito emocionante, todos os livro do JG são ótimos, adorei a resenha!


    Beijos,
    Lara - whoisllara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lara,muito obrigada :D
      Beijos,Marii

      Excluir
  5. Acho lindo como desde o lançamento do livro ainda pipocam resenhas e comentários sobre ele por todos os cantos! Eu sou grande fã do livro e enho estado no mais alto nível de fangirl devido as filmagens pro longa e acabei de descobri que vai ser lançado um livro da Esther esse mês! Mal posso esperar, os lenços já estão a postos. hahahahha
    Ótimo blog!

    http://leitoraemtransicao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs..Também estava sabendo sobre a biografia da Esther,feito pelo próprio John Green...
      Nas livrarias da minha cidade ainda não chegou,porém,quando chegar,vou preparar os lenços rsrs...

      Beijos,Marii

      Excluir
  6. Ameei esse livro, já até comprei! Adorei o blog, é perfeito! E resenha ficou ótima...

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Bruno,obrigada por ter gostado da resenha...

    Beijos,Marii

    ResponderExcluir